A realização deste curso está prevista de forma articulada no Programa de Acção Multianual do projecto e no Plano de Trabalho da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP. A referida Rede é considerada um dos projectos estruturantes do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS/CPLP).
A organização do mesmo é da responsabilidade pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz em parceria com a Escola de Tecnologias da Saúde de Lisboa, o Secretariado Executivo da CPLP.
O curso pretende especializar docentes e dirigentes na área da Educação Profissional em Saúde (educação de técnicos), de forma a contribuir para a estruturação e consolidação das instituições públicas de formação de técnicos em saúde dos países africanos de língua portuguesa e Timor Leste, no âmbito da cooperação técnica internacional.
O curso pretende também especializar os alunos na elaboração de currículos, de projectos políticos pedagógicos institucionais e de materiais didácticos.
Com este curso se pretende Resultados Esperados a Especialização de 30 docentes e dirigentes em educação de técnicos em saúde (cinco de Guiné Bissau, cinco de São Tomé e Príncipe, seis de Cabo Verde, sete de Angola e sete de Moçambique).
O curso está organizado de forma modular e rotativa em cada um dos PALOP, com 416 horas presenciais, sendo composto de três componentes diferenciados, a saber:
• 3 Disciplinas de carácter teórico-metodológico mais geral;
• Um seminário de integração das disciplinas anteriores que objectivará também a análise e a discussão das políticas públicas de educação e saúde de cada país;
• Oficinas orientadas para tarefas relacionadas ao processo de estruturação das instituições de formação de técnicos em saúde (elaboração de projectos políticos pedagógicos, de currículos e de material didáctico).