A solenidade de assinatura aconteceu na sede do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, em Lisboa, Portugal, após um dia inteiro de reunião entre os representantes das entidades da Psicologia dos cinco países.

As falas dos presidentes durante a cerimônia reconheceram a importância histórica da iniciativa porque inaugura o movimento de colaboração e compartilhamento de saberes e práticas entre as psicólogas e psicólogos, estudantes, docentes e pesquisadores desses países.

“Enfrentamos desafios comuns no que se refere a realidade social de nossos países e a psicologia pode atuar na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos individuais e coletivos, problematizando e propondo intervenções que contribuam nas transformações necessárias à construção do bem comum”, disse o presidente do CFP, Humberto Verona, em seu discurso.

Os presidentes da Ordem dos Psicólogos da Angola, Dr. Calinhos Zassala, da Associação dos Psicólogos de Cabo Verde, Drª Zaida Freitas, da Associação de Psicologia de Moçambique, Dr. Bóia Efraime Junior e da Ordem dos Psicólogos Portugueses receberam do Conselho Federal de Psicologia uma comemorativa para registrar valoroso encontro e promissor intercâmbio entre as entidades da psicologia desses países.

Fonte: http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/noticias/noticia_120418_001.html